sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O ADIANTAMENTO DOS SERES HUMANOS*


Apesar de já termos indicado por aqui algo nesse sentido, é importante reiterar que, o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica.
            
Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas relações.
            
Da dita ciência prática, da ciência de observação, conseguiu-se a obtenção de informações importantíssimas que poderiam servir como base de esclarecimento para inúmeras dificuldades de ordem intelectual e moral que não alcançamos respostas através da ortodoxia da ciência tradicional.
            
Já referiu Allan Kardec que “os Espíritos não são, como frequentemente se imagina, seres à parte na criação; são almas daqueles que viveram sobre a Terra ou em outros mundos. As almas ou Espíritos são, pois, uma única e mesma coisa; de onde se segue que quem crê na existência da alma crê, por isso mesmo, na dos Espíritos. Negar os Espíritos seria negar a alma”.
            
Os Espíritos, segundo observamos, povoam o espaço, eles constituem o mundo invisível que nos rodeia, no meio do qual vivemos, e com o qual estamos, sem cessar, em contato. Daí a importância de sua observação, até mesmo para uma análise sociológica de seus ajuntamentos, meios de subsistência, etc.
            
Consta da obra “O Que é o Espiritismo”, autoria de Allan Kardec, que “os Espíritos tem todas as percepções que tinham na Terra, mas num mais alto grau, porque suas faculdades não estão mais amortecidas pela matéria; tem sensações que nos são desconhecidas; veem e ouvem coisas que nossos sentidos limitados não nos permitem nem ver e nem ouvir”.
            
Cabe, então, uma indagação: por que não tornar objeto de estudo os resultados das comunicações com os Espíritos?
            
O Espiritismo não seguiu a linha da ciência ortodoxa e, ao contrário, assentou como base de sua doutrina a comunicabilidade com os Espíritos.
            
Dessa forma, o fenômeno abriu um leque de possibilidades aos adeptos, entre os quais, um dos maiores objetivos do Espiritismo, o adiantamento dos seres humanos.

(Referências: Allan Kardec. O Que é o Espiritismo. IDE Editora. Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas. p.172-173).
             
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano no mês de outubro do ano de 2015.