sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SOMOS TÃO JOVENS

         

Não podemos deixar passar despercebida a chegada da 26ª Confraternização das Juventudes Espíritas do Rio Grande do Sul que está se desenvolvendo neste final de semana, em Santana do Livramento.
         
Hoje, a nossa querida CONJERGS é dividida em cinco polos, estando a Região da Campanha unida em torno do chamado “Polo Amor” que, sozinho, congrega em torno de 150 jovens espíritas.
         
É importante que se diga que os jovens se prepararam durante todo ano para encontrar os requisitos necessários para se fazerem presentes em tão importante evento do Movimento de Unificação Espírita e, agora, é chegada a hora de confraternizar e estudar.
         
Sabe-se que o jovem está inserido num contexto cultural imediatista e utilitarista, em que os valores reais são postos em segundo plano e a exigência é pela conquista daqueles que são de efêmera duração, pertencentes ao campo material.
         
O Espírito Joanna de Ângelis ressalta que “a formação cultural e educacional centra-se especialmente na meta em que se destacam os triunfos de fora, as conquistas dos recursos que exaltam o ego, que o alienam, que entorpecem os melhores sentimentos de beleza e de amor, substituídos pelo poder e pelo ter, através de cujos significados acredita-se em vitória e triunfo social, econômico, político, religioso ou de outras denominações”.
         
Diante desses comportamentos, o egoísmo vem assinalar o percurso da preparação do ser jovem, onde é exigido que ele se destaque na comunidade a qualquer preço, o que lhe perturba sobremaneira no período em que está formando sua personalidade e a própria identidade.
         
Daí a necessidade que ele vê em tomar como modelo comportamentos exóticos, alienantes, as paixões de imediatos efeitos, sem que os sentimentos educados possam fixar-se nos painéis dos hábitos para a construção da conduta do futuro.
         
A benfeitora espiritual refere, também, que em meio a tudo a isso se apresentam os vícios sociais como forma de participação dos grupos em que o jovem se movimenta, iniciando-se pelo tabaco, a seguir pelo álcool, quando não se apresentam simultaneamente, abrindo espaço para as drogas alucinógenas e de poder destrutivo dos neurônios, do discernimento, da saúde orgânica, emocional e mental.
         
Na visão atual, ao que parece, ética e moral são tidas como amolecimento de caráter, debilidade mental, conflito de inferioridade com disfarces de pureza e, lentamente, o exibicionismo do crime que se torna legal estimula ao desrespeito às leis da vida.
         
Vida que é o slogan da CONJERGS – “Juventude e Vida”. Oportunidade dos jovens espíritas, os quais também estão inseridos nesse contexto, de refletir e trocar experiências sobre temas como violência, drogas, problemáticas em torno da sexualidade descompromissada, suicídio, aborto e eutanásia.
            
Alertemo-nos juntamente com os nossos jovens, porque todos passamos por essa fase, mas nem todos amadurecemos psicologicamente, o que referenda a letra do poeta Renato Russo: “Somos tão jovens”!
         
Desejar-se uma existência física sempre risonha e fácil constitui imaturidade psicológica, estado de infância não vivida, que foi transferida para a idade adulta, porquanto em tudo e em todo lugar o processo de crescimento é como um contínuo parto que proporciona vida, mas que oferece também um quantum de dor”. – Joanna de Ângelis.
         
(Referências: Divaldo Franco. Espírito Joanna de Ângelis. Psicologia da Gratidão. Leal Editora. Salvador, 2011. p. 151-152; 163)


 José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com