sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CORPO E ESPÍRITO*


Uma questão importante que muitas vezes é deixada de lado, inclusive pelos espíritas, diz respeito ao cuidar do corpo e do espírito.
            
É impositivo que, enquanto Espíritos imortais estagiando na carne, nos ocupemos em cuidar do corpo, porque ele influencia de maneira muito importante sobre a alma, seja pela saúde ou pela enfermidade.
            
Segundo o Espírito George, em comunicação proferida em Paris, no ano de 1863, reproduzida na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo “para que essa prisioneira (a alma) viva, se expanda e chegue mesmo a conceber as ilusões de liberdade, tem o corpo de estar são, disposto, forte”.
            
Ainda, o escritor Thiago Bernardes, em texto publicado pela Revista O Consolador, relata que temos no corpo humano o mais sublime dos santuários e uma das maravilhas da obra divina: - “Da cabeça aos pés, sentimos a glória do Supremo Idealizador que, no curso incessante dos milênios, organizou para o Espírito em crescimento o domicílio de carne em que a alma se manifesta”.
            
No entanto, para que possamos aspirar um ideal de liberdade diante do corpo, cárcere divino para novas provas e expiações, precisamos cuidá-lo, tratando da própria saúde e prevenindo doenças que, invariavelmente, são causadas por nossas próprias atitudes.
            
O Espírito André Luiz, na obra O Espírito da Verdade, em psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, assevera: “O melhor remédio, antes de qualquer outro, é a vontade sadia, porque a vontade débil enfraquece a imaginação e a imaginação doentia debilita o corpo”.
            
Nesse sentido não resta-nos alternativa que não seja pela via da saúde, do cuidado com o corpo, deixando de lado os pensamentos nocivos que irão tornar nossas vontades doentias e enfermiças.
            
Por isso, reiteramos o nosso compromisso com a caridade e a humildade, molas mestras para uma vida mais sadia para o corpo e para o Espírito.
            
“Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a Lei de Deus”. George, Espírito protetor.
            
“Doença é contingência natural, inevitável às criaturas em processo de evolução; por isso, esforce-se por abolir inquietações quanto a problemas de saúde física, atendendo ao equilíbrio orgânico e confiando na Vontade Superior”. André Luiz.

(Referências: Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB Editora. Capítulo 17. Item 11. Chico Xavier e Waldo Viera por Espíritos diversos. O Espírito da Verdade. FEB Editora. p. 115-117).

           
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 21 e 22 de março de 2015 e que também pode ser acompanhado pelo portal jornalminuano.com.br.