quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A AÇÃO DA PRECE E O FLUIDO UNIVERSAL*



Muitas vezes deixamos de lado uma ferramenta extremamente importante para todos nós. Um instrumento que pode auxiliar-nos nas mais variadas situações, desde que estejamos vinculados ao amor, à paz e à fraternidade. Estamos nos referindo à prece.
            
Geralmente lembramo-nos da prece quando estamos em apuros ou enfrentando uma situação indesejada. É bastante difícil lembrarmo-nos da prece por gratidão.
             
No entanto, o que pouca gente acredita é na ação da prece à distância. Pela transmissão do pensamento. A ciência ortodoxa tem se debruçado sobre essa questão, segundo o médico César Geremia, endocrinologista pediatra e membro da Associação Médico-Espírita do Rio Grande do Sul (AME-RS).
             
Segundo o médico, em entrevista à Folha Espírita, “um número expressivo de instituições governamentais e privadas de prestígio, como o National Institute of Health, tem patrocinado grandes levantamentos epidemiológicos sobre essa questão. E os resultados são inquestionáveis: a religiosidade afeta favoravelmente inúmeros parâmetros de saúde e de qualidade de vida”.
             
Ele prossegue: “Os estudos sobre a ação da prece a distância revelam que há algo, além dos agentes físicos conhecidos, capaz de exercer ação mensurável sobre outro ser humano e sobre diversos sistemas biológicos e físicos (cultura de fungos e bactérias, germinação de sementes, eventos físicos aleatórios, etc.). Essa força não está condicionada ao tempo e ao espaço; é movida pela intenção; chega ao seu destino de forma instantânea e precisa”.
             
Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, já destacava o que somente agora é buscado pela ciência tradicional, senão vejamos: “O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento (...). para apreendermos o que ocorre em tal circunstância precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o Espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera”.
             
Quanto a isso, não podemos deixar de lado um dos maiores mistérios da astrofísica moderna, a matéria escura. Essa matéria não pode ser vista diretamente com telescópios; tampouco emite ou absorve luz ou radiação eletromagnética em níveis significativos. Mas a misteriosa substância compõe 85% do universo. O estudo mais próximo de explicá-la é o famoso “Bóson de Higgs”. Porém, o que é certo é que estamos imersos, quer na “matéria escura” da astrofísica, quer no “fluido universal” de Kardec.
             

Segundo Kardec, “esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no Espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som”.   
             
Aí está a ligação entre a ação da prece, a transmissão do pensamento e os benefícios para aqueles que recebem os bons fluidos.
             
É certo que pela prece, obtemos o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentar-nos quando estamos com boas resoluções firmadas, inspirando-nos ideias sãs.

(Referências: Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB Editora. Capítulo 275. Itens 09, 10 e 11. Evidências do Poder da Oração Desafiam o Paradigma Médico. Matéria publicada na Folha Espírita em setembro de 2005. Via Láctea 'pode ser buraco de minhoca para viagens no tempo')

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro e também pode ser acompanhado pelo jornalminuano.com.br.