sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O SACRIFÍCIO MAIS AGRADÁVEL A DEUS*




O sincretismo religioso no qual o Brasil está imerso nos permite observar as diversas vertentes de pensamentos e ações que são expostas no cotidiano. À época de Jesus não era diferente, apesar de que se sobressaía o judaísmo.
            
No entanto, assim como o judaísmo, outras religiões trabalham com o sacrifício material.
             
Jesus, em sua passagem pelo mundo da matéria, disse: “Se, portanto, quando fordes depor vossa oferenda no altar, vos lembrardes de que o vosso irmão tem qualquer coisa contra vós – deixai a vossa dádiva junto ao altar e ide, antes, reconciliar-vos com o vosso irmão; depois, então, voltai a oferecê-la. (Mateus, 5:23 e 24)”
             
Na situação citada pelo Cristo resta bastante claro que o sacrifício mais agradável ao Senhor é o que o homem faça do seu próprio ressentimento, que antes de se apresentar para ser por Ele perdoado, precisa o homem haver perdoado e reparado o ultraje que tenha feito a algum de seus irmãos. Só então sua oferenda será bem-aceita.
             
Importa salientar que Jesus tomou o cuidado de materializar o preceito, porque os judeus ofereciam sacrifícios materiais, o que ocorre até hoje, conforme explicitado em nosso intróito.
             
Ressalta Allan Kardec que “o cristão não oferece dons materiais, pois que espiritualizou o sacrifício. Com isso, porém, o preceito ainda mais força ganha. Ele oferece sua alma a Deus e essa alma tem de ser purificada. Entrando no templo do Senhor, deve ele deixar fora todo sentimento de ódio e de animosidade, todo mau pensamento contra seu irmão”.
            
 Daí que Jesus ensina por estas palavras: “Deixai a vossa oferenda ao altar e ide primeiro reconciliar-vos com o vosso irmão, se quiserdes ser agradável ao Senhor”.
             
Não condene. Ajude ao outro. Cultive a serenidade. Use os próprios recursos para fazer o bem. Proceda com bondade, sem exibição de virtude. Seja qual for o problema, faça o melhor que você puder. Fuja de todo pensamento, palavra, atitude ou gesto que possam agravar as complicações de alguém. Ouça com paciência e fale amparando. Recorde que você, amanhã, talvez esteja precisando também de auxílio e, em toda situação indesejável, mesmo que o próximo demonstre necessidade de reprimenda, observe, conforme a lição de Jesus, se você está em condições de atirar a pedra”. André Luiz. 

(Referências: Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB Editora. Capítulo 10. Itens 07 e 08. Chico Xavier e Waldo Viera por Espíritos diversos. O Espírito da Verdade. FEB Editora. p. 85-86)

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 13 e 14 de dezembro de 2014 e que também pode ser acompanhada pelo jornalminuano.com.br.