sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FORA DO CRISTO NÃO HÁ SOLUÇÃO*




Infelizmente, toda semana surgem notícias em nossos meios de comunicação de novos escândalos financeiros envolvendo dinheiro público ou, até mesmo, uma máfia de ingressos para assistir a jogos da Copa do Mundo que rendia milhões e milhões de euros.
             
Como muito bem disse o Espírito Bezerra de Menezes “o mundo está repleto de espaço. Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos. Mas o espaço não resolve o problema da cobiça”.
             
A miséria, a cobiça, o egoísmo, o desespero e o crime são chagas abertas pela ignorância da nossa sociedade e Bezerra de Menezes prescreve como único remédio eficiente o Evangelho de Jesus no coração humano.
             
O próprio “Espírito de Verdade”, em comunicação proferida no ano de 1860, perante a Sociedade Espírita de Paris, se disse tocado pelas nossas misérias e fraquezas, as quais perduram até os dias de hoje. Em suas palavras: “Estou demasiado tocado de compaixão pelas vossas misérias, por vossa imensa fraqueza, para não estender a mão em socorro aos infelizes extraviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro”.  
             
Na mesma comunicação o “Espírito de Verdade” pediu atenção para a doutrina nova que estava sendo revelada, disse ele: “O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar os incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e que levanta as ondas. Eu revelei a doutrina divina; e, como um segador, liguei em feixes o bem esparso pela humanidade, e disse: ‘Vinde a mim, todos vós que sofreis!’
             
O Espiritismo colabora, nos dias de hoje, com a construção de uma Humanidade nova, buscando irradiar a influência e a inspiração do Divino Mestre para que com isso tenhamos menos miséria, menos cobiça, menos egoísmo, menos desespero e menos crimes.
             
Mais uma vez vale citar o “Espírito de Verdade” quando ele clama: “Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não misturem o joio ao bom grão, as utopias com as verdades. (...) Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana; e eis que, além túmulo, que acreditáveis vazios, vozes vos clamam: Irmãos! Nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do; sede os vencedores da impiedade!”.
             
Parafraseando o conceito de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: “Fora do Cristo não há solução”. 

(Referências: Chico Xavier e Waldo Viera por Espíritos diversos. O Espírito da Verdade. FEB Editora. p. 15-17. Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB Editora. item 5. p. 158-159).    

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada no Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 12 e 13 de julho de 2014.