sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A PRÁTICA DA CARIDADE*







É bastante comum observar o indivíduo relatando que não lhe é possível praticar a caridade porque, muitas vezes, lhe falta o necessário para sobreviver. 

No entanto, O Evangelho Segundo o Espiritismo, de autoria de Allan Kardec, traz uma comunicação dada em 1860, na cidade de Lyon, por “Um Espírito Protetor” onde, dentre outras orientações, ele relata que a caridade se faz de inúmeras maneiras, pelos pensamentos, pelas palavras e pelas ações.

            
“Em pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem terem sequer vivido; uma prece de coração os alivia. Em palavras: dirigindo aos vossos companheiros alguns bons conselhos”.
             
Na última semana, mais uma vez, vivemos mais um episódio triste na crosta terrestre que se deu com a queda de um avião comercial com uma tripulação de aproximadamente 295 pessoas na Ucrânia, ocasionada pelo disparo de um míssil.

Será que não podemos fazer nada pelos irmãos que deixaram a Terra? Será que não podemos fazer nada pelos irmãos que ainda estão na Terra causando este terror? E por aqueles que se encontram ostensivamente em combate na Faixa de Gaza? Independentemente de lado, separatistas pró-Rússia e ucranianos, israelitas e palestinos, todos são irmãos, filhos do mesmo Pai e necessitam do nosso auxílio.
             
Podemos ser úteis sim ao lado da caridade, dirigindo bons pensamentos aos irmãos que necessitam, orando para que o Pai possa acolhê-los em seu infinito amor. Ele, em sua infinita misericórdia, pôs no fundo dos nossos corações uma sentinela vigilante que se chama consciência. Ela está sempre prestes a nos dar bons conselhos e se a interrogarmos serenamente será nossa grande aliada no aprendizado dessa prática chamada caridade.
            
"Meus amigos, a cada novo regimento o general entrega uma bandeira. Eu vos dou esta máxima do Cristo: ‘Amai-vos uns aos outros’. Praticai essa máxima: reunir-vos em torno dessa bandeira, e dela recebereis a felicidade e a consolação”. 

(Referências: Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB Editora. Capítulo 13. item 10. p. 274-275).              

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada no Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 19 e 20 de julho de 2014 e que também pode ser lida AQUI.