segunda-feira, 8 de julho de 2013

O PANTEÍSMO E SUA PROPOSTA*


Há algum tempo atrás expusemos neste espaço a existência de vários sistemas variáveis em função de crenças religiosas e filosóficas que resumiam cinco alternativas para a humanidade. Enumeramos, segundo Allan Kardec, em Obras Póstumas (IDE Editora, p. 137), o dogmatismo, abordado na ocasião; o panteísmo; o deísmo; o materialismo e o espiritismo.
            
Na coluna de hoje nos deteremos à proposta do panteísmo. Sistema pouco difundido nos dias atuais, mas com larga escala de adeptos no final do século 19.
            
O panteísmo foi popularizado tanto como uma teologia quanto uma filosofia baseado na obra de Bento de Espinosa, que escreveu o tratado de Ética, em resposta à teoria famosa de Descartes sobre a dualidade do corpo e do espírito, ainda no século 17.

Também conhecido como Baruch Spinoza
            
Para o panteísmo “o princípio inteligente ou alma, independente da matéria, no nascimento é haurido do todo universal; se individualiza em cada ser durante a vida, e, na morte, retorna à massa comum, como as gotas de chuva no Oceano” (KARDEC, Allan. Obras Póstumas, IDE Editora, p. 139).
            
O panteísmo é a crença de que tudo e todos compõem um deus abrangente e imanente, ou que o Universo e Deus são idênticos. Essa doutrina tende a divinizar os elementos da natureza, referindo-se à própria natureza por deus.
            
O adepto do panteísmo é aquele que acredita e tem a percepção da natureza e do Universo como divindade.
            
A consequência dessa doutrina é que sem individualidade, e sem consciência de si mesmo, o ser é como se não existisse; as conseqüências morais do panteísmo acabam sendo as mesmas que as da doutrina materialista, porque os laços morais são quebrados sem retorno na morte e, sendo as misérias da vida sem compensação, o suicídio torna-se o fim racional e lógico da existência do panteísta.     
             
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada no Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 06 e 07 de julho de 2013 e que também pode ser acompanhada pelo  MinuanoOnline.