terça-feira, 16 de julho de 2013

ESPIRITISMO?*

Frequentemente as pessoas alheias ao Espiritismo fazem dele uma ideia completamente falsa.
            
O que falta, sobretudo, segundo Allan Kardec, é o “conhecimento do princípio, a chave primeira dos fenômenos”. Por isso, o que as pessoas vêem e ouvem é sem proveito e mesmo sem interesse.
            
Para Kardec a experiência demonstrou que apenas a visão ou o relato dos fenômenos não bastam para convencer. Aquele mesmo que é testemunha de fatos capazes de confundirem, fica mais espantado do que convencido; quanto mais o efeito parece extraordinário, mais dele se suspeita.
            
O que deriva disso é que somente um estudo prévio sério pode conduzir à convicção e não são raras as vezes que basta para mudar o curso das idéias inteiramente.
            
Feita esta breve introdução, vale dizer que “o Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações”. (Allan Kardec. Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas. 2009, IDE Editora, p.172)
            
Dessa forma, por se tratar de uma ciência de observação e uma doutrina filosófica, a participação em uma ou duas sessões não bastarão para modificar as falsas ideias assumidas com relação ao Espiritismo. O próprio Allan Kardec confessa na obra O Que é o Espiritismo que lhe foi necessário mais de um ano de trabalho para estar inteiramente convencido dos fenômenos que se apresentavam – e ainda se apresentam – espontaneamente e em abundância.
            
E nem poderia ser diferente se levarmos em consideração que os Espíritos não são seres à parte na criação; não são, também, seres vagos e indefinidos e nem fantasmas como nos contos de assombração. São as almas daqueles que viveram sobre a Terra ou em outros mundos, são semelhantes a nós, tendo um corpo igual ao nosso, mas fluídico e invisível no estado normal.
            
Para aquele que desejar aprofundar-se na questão proposta, indica-se a obra “O Que é o Espiritismo” de autoria de Allan Kardec e que segundo ele “é um resumo que não é somente útil para os iniciantes que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço, haurir as noções mais essenciais, mas também o é para os adeptos aos quais ele fornece os meios para responder às primeiras objeções que não deixam de lhes fazer”.

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, entre os dias 13 e 14 de julho de 2013 e que também pode ser acompanhada pelo MinuanoOnline.