segunda-feira, 22 de julho de 2013

QUE SEJA BEM-VINDA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE*


Na próxima semana, entre os dias 23 e 28 de julho, ocorre no Rio de Janeiro um evento grandioso organizado pela Igreja Católica e que reunirá milhares de jovens do mundo inteiro, inclusive com a presença do líder católico, o Papa Francisco.
            
Sensibilizada com um evento de tal magnitude e retrocedendo aos seus áureos tempos, a Federação Espírita Brasileira (FEB), na pessoa de seu atual presidente, Antonio Cesar Perri de Carvalho, emitiu nota à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em apoio à Jornada Mundial da Juventude.
Para a FEB “(...) Movimentos que visam o fortalecimento da família e dos valores éticos e morais com base no Cristianismo merecem nossa admiração e apoio vibratório”.
            
Em resposta, a CNBB agradeceu “a atenciosa mensagem e cordial manifestação de apreço e consideração”.
            
Este evento tem uma magnitude ímpar porque religa o jovem a valores morais e éticos fortalecendo a família, o que nas palavras de Bezerra de Menezes, presidente da FEB em duas oportunidades (1889 e 1895-1900), significa que “os pais jamais deverão descuidar-se de aproximá-los dos serviços da evangelização, em cujas abençoadas atividades se propiciará a formação espiritual da criança e do jovem diante do porvir”. (Mensagem recebida pelo médium Julio Cesar Grandi Ribeiro, em sessão púbica no dia 02/08/1982, na Casa Espírita Cristã, em Vila Velha, Espírito Santo)
            
A família tem relevante função no processo evolutivo dos Espíritos reencarnantes. A maternidade e a paternidade constituem verdadeiras missões, visto que “Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem” (O Livro dos Espíritos, questão 582).
            
Os pais e familiares representam, nesse sentido, evangelizadores por excelência, assumindo séria tarefa educativa junto às crianças e aos jovens que compõem seu núcleo familiar, porém, as entidades religiosas não podem furtar-se de oferecer a sua parcela de contribuição.
            
Daí a importância deste evento organizado pela Igreja Católica, inclusive para os espíritas, o que se materializou através da nota de apoio da FEB.
            
Torna-se um dever para os espíritas vibrarem, desde já, pelo sucesso do evento que se avizinha na Capital Histórica do nosso País, Rio de Janeiro.
            

Vianna de Carvalho, um dos precursores da evangelização no Brasil referia que “o coração infanto-juvenil é abençoado solo onde se deve albergar a sementeira de vida eterna”, por isso, independentemente da orientação religiosa de casa ser, é necessário que os bons pensamentos convirjam para a Jornada Mundial da Juventude e que, assim, tenhamos cada vez mais jovens ligados aos movimentos de regeneração do nosso querido planeta Terra.


José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada no Jornal Minuano, em Bagé/RS, na edição que circulou entre os dias 20 e 21 de julho de 2013 e que também pode ser acompanhada no MinuanoOnline.