segunda-feira, 10 de junho de 2013

A IMPOSIÇÃO DE MÃOS*


E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponha as mãos para que sare, e viva”. (Marcos, cap. 05, versículo 23)

Desde 1734, quando Franz Anton Mesmer começou o estudo do fenômeno da imposição de mãos como ação terapêutica na aldeia de Iznang, interior da Alemanha, este tema intriga as pessoas.

Franz Anton Mesmer
            
Antes mesmo do Professor Mesmer, o próprio Mestre Jesus já havia demonstrado o domínio de tal terapêutica, isso porque conhecia os menores desequilíbrios da Natureza e os recursos para restaurar a sua harmonia indispensável.
            
Atualmente, já existem estudos no âmbito acadêmico que discorrem sobre o tema, mais especificamente na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), os quais dão conta da existência de uma energia liberada pelas mãos e que tem o poder de curar e pode até prevenir doenças.
            
O estudo de doutorado do Professor Ricardo Monezzi, da UNIFESP, comprovou que, por meio da imposição de mãos, é possível aliviar o estresse, a tensão e os demais sintomas relacionados à ansiedade e à depressão.
            
Por sua vez, Allan Kardec publicou em 1868 uma obra intitulada “A Gênese” (cap. 14, item 33), a qual continha o seguinte: “A ação magnética pode se produzir de várias maneiras, pelo próprio fluido do magnetizador, pelo fluido dos Espíritos agindo diretamente e sem um intermediário, sobre um encarnado ou, ainda, pelos fluidos que os Espíritos despejam sobre o magnetizador e ao qual este serve de condutor”.

Allan Kardec
            
Os atos do Divino Mestre, nenhum destituído de significação, foram acompanhados por seus discípulos ao longo dos anos, sendo que os próprios apóstolos passaram a impor as mãos fraternas em nome do Senhor e assim tornaram-se instrumentos de Divina Misericórdia.
            
Atualmente, temos de novo o movimento socorrista do plano invisível através da prática Espírita de impor as mãos, agora não apenas respaldados pelo exemplo de Jesus e pela obra kardequiana, mas pelos estudos do Professor Mesmer e pelas recentes descobertas dos estudos científicos.
            
Ainda assim, seria uma pretensão dos novos discípulos esperar resultados tão belos quanto os obtidos por Jesus, mas o Mestre sabe que não podemos desprezar suas lições, continuando a sua obra de amor, através das mãos fraternas.
            
Por outro lado, não podemos nos esquecer da lição deixada pelo Espírito Emmanuel através da obra de Francisco Cândido Xavier no livro Caminho, Verdade e Vida (item 153):
            
Onde exista sincera atitude mental do bem, pode estender-se o serviço providencial de Jesus. Não importa a fórmula exterior. Cumpre-nos reconhecer que o bem pode e deve ser ministrado em seu nome”.
              
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada no Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 08 e 09  de junho e que também pode ser acompanhado pelo link http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=88263&data=08/06/2013&ok=1.