quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O PODER DA CIÊNCIA E OS BENEFÍCIOS DO AMOR*



Vós o sabeis, cristãos, o coração e o amor devem caminhar unidos à ciência”. (Fénelon, Poitiers, 1861, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 1, item 10)”.

Uma das maiores lições contidas no âmbito da Doutrina Espírita é a possibilidade real de aliar, em seu tríplice aspecto, a ciência, a filosofia e a moral ensinada por Jesus Cristo, com todas as suas conseqüências, entre as quais se encontra aquela que religa o ser humano com Deus, “inteligência suprema, causa primária de todas as coisas[1]”.

Nesse sentido, a ciência tem nos reservado na atualidade descobertas nunca antes imaginadas, como a possibilidade de utilização de energias renováveis, universidades inteiras à distância de um clique, células que reprogramadas poderão criar tecidos e órgãos, etc.

Contudo, para essa mesma ciência pouco importa que o homem lhe use os frutos para o bem ou para o mal. Ela não compreende o desinteresse e muito menos as finalidades mais santas. Porém, o amor aproxima-se de seus labores e retifica-os, conferindo-lhe a consciência do bem.

Para o Espírito Emmanuel, em texto extraído da obra Caminho, Verdade e Vida, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier[2]se a ciência descobre explosivos, esclarece o amor quanto à utilização deles na abertura de estradas que liguem os povos; se a primeira confecciona um livro, ensina o segundo como gravar a verdade consoladora. A ciência pode concretizar muitas obras úteis, mas só o amor institui as obras mais altas. Não duvidamos de que a primeira, bem interpretada, possa dotar o homem de um coração corajoso; entretanto, somente o segundo pode dar um coração iluminado”.

Ao contrário da belíssima lição trazida pelo benfeitor espiritual, o mundo prefere viver na obscuridade e no sofrimento, porque a ciência ainda é utilizada para saciar os interesses pessoais que a deturpam.

Chegará o dia em que a ciência, utilizada com desinteresse e em prol de uma humanidade mais justa, acompanhará o coração das pessoas e se renderá ao amor de Jesus-Cristo.
  
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Acesse: facebook.com/bagespirita
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Artigo publicado pelo Jornal Minuano, edição de final de semana que circulou nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2013 e que também pode ser lido pelo link http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=84325&data=&volta=.


[1] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Capítulo 1. Questão 01. Tradução de José Herculano Pires.
[2] Item 152, pag. 320.