quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O ANO NOVO E A BUSCA PELO PROGRESSO*



Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei a porta e se vos abrirá; porque todo aquele que pede recebe, quem procura acha, e se abrirá àquele que bater à porta. (São Mateus, cap. 07, v. 07 e 08)

Quando se adentra nos últimos dias do ano é bastante comum os mais supersticiosos trabalharem mil e uma maneiras de encontrar a “sorte grande” pelo caminho mais curto. São simpatias baseadas nas crendices populares, alimentos que trazem a prosperidade e até mesmo as cores das roupas que têm algum significado especial.

Entretanto, o que seria dos membros do corpo se Deus houvesse achado por bem isentar o homem do trabalho? Por certo que estariam atrofiados, porque até mesmo para buscar os alimentos é necessária a utilização dos braços e das pernas.

Ainda nessa linha, é de se observar que Deus ofereceu ao homem algo mais do que ofereceu aos animais. Deus abonou aos homens o desejo incessante do melhor. E é esse desejo que os impele a melhorar sua posição, que o conduz às descobertas, às invenções, ao avanço da ciência.

Na infância da humanidade bastava à sua satisfação apenas a busca pelos alimentos, assim como aos animais. De um tempo para cá somente isso não basta. Por isso, uma das necessidades do homem é o trabalho.

Apenas a via do trabalho conduz o homem ao progresso.

Dessa forma, Allan Kardec, na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo (IDE Editora, p. 221), esclarece que “sob o ponto de vista terrestre, a máxima: “Buscai e achareis é análoga a esta: Ajuda-te, e o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho, e, por conseguinte, da lei do progresso, porque o progresso é filho do trabalho, e o trabalho coloca em ação as forças da inteligência”.

Ao contrário das práticas superficiais que optamos nessa época do ano, não atingiremos os objetivos que nos impusemos senão pelo trabalho. Quando assumirmos, verdadeiramente, nossas tarefas com comprometimento, pedindo o auxílio de Deus com humildade, com bastante fé e sinceridade, certamente chegaremos ao nosso destino com êxito. Porque todo aquele que busca, acha.
  
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Artigo publicado pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, edição que circulou nos dias 29 e 30 de dezembro de 2012 e que também pode ser lido pelo link  http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=82777&busca=1&palavra=.