terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Vida Interior - por Vinícius Lousada

Segue a contribuição do colega e amigo. Um artigo publicado na edição de hoje do Jornal Folha do Sul.


Há uma imperiosa necessidade de vida interior, a fim de lograr-se identificação com a realidade.- Joanna de Ângelis[1]

            O grande filósofo Sócrates teve ensejo de propor, pautado na inscrição do templo de Atenas: Conhece-te a ti mesmo.
            Os Numes Tutelares propuseram a Allan Kardec a mesma tecnologia de bem viver, apontando-a como a chave do progresso moral[2].
            Viagem por muito postergada, sua procrastinação tem sido a causa de atrasos morais e de sofrimentos os mais variados como o vazio existencial que viceja em nossos dias, tendo por base a desidentificação do Si Profundo, ou seja, de nossa identidade espiritual.
            Encoraja-te a essa viagem interior que te plenificará por dentro, trazendo-te, no futuro, a identificação com o Cristo Interno, gerando vida interior em abundância e, por conseqüência, autonomia espiritual.
            Essa autonomia é fruto do trabalho cotidiano de reconhecimento de teus limites e possibilidades, de tuas deficiências morais e aprendizagens intelectuais por fazer ao mesmo tempo em que percebes os passos já conquistados no campo do intelecto e da moralidade.
            Percebidos os fatores que sustentam tua sombra interior, combate-os produzindo iluminação íntima através da apreensão de uma virtude substitutiva dos últimos.
            Desenvolve a tua disposição para o bem praticando-o e raciocinando, em teu íntimo, sobre as mudanças que deves e podes operar em ti mesmo, em prol da autosuperação que te cabe para a atual reencarnação.
            Evita a promoção da culpa ou da baixa autoestima, elas em nada te ajudarão. Pelo contrário, assume tuas responsabilidades para com a tua consciência e procura ser feliz dando um passo de cada vez, na direção de Jesus.
            Algumas vezes tropeçarás e lastimarás o tempo mal direcionado, em outras oportunidades te sentirás repleto de contentamento, reconhecendo que a retidão passa a ser uma constante em tua vida moral.
            No encontro contigo mesmo exercita a possibilidade de questionares à própria consciência ante o cumprimento do dever, o modo de tratar os outros e a razoabilidade ou não de tuas atitudes.
            Questionando-te, mapearás o teu planeta interno e revelarás a ti próprio o que precisa ser reciclado ou radicalmente transformado, pelo teu bem.
            O Evangelho do Mestre Jesus é roteiro indispensável no tentame da evolução consciente, medita em suas lições e materializa-as em tuas vivências. Agindo assim, paulatinamente, enriquecerás a tua vida interior e lograrás novos patamares de progresso espiritual.

Vinícius Lousada – Pedagogo e colaborador da União Espírita Bageense.
Leia: www.estudandokardec.blogspot.com


[1] FRANCO, Divaldo. Momentos de Saúde. (Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis). Salvador/BA: LEAL, 2001, p. 73.
[2] O Livro dos Espíritos, questão 919.