quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Compartilhando Conhecimento

         Abrindo uma série de publicações onde companheiros no ideal da divulgação do Espiritismo compartilham os seus trabalhos aqui no Bagé Espírita, temos a honra de levar a vocês, leitores, um artigo deveras importante para qualquer adepto da Doutrina dos Espíritos.

            Trata-se de um trabalho realizado pelo companheiro Gianni Salvini e publicado pelo jornal local Folha do Sul (http://www.folhadosulgaucho.com.br/?p=15&n=8116), onde ele expõe com maestria os ditames para que nos tornemos UM BOM ESPÍRITA.

             Gianni Salvini, atualmente, é colaborador na União Espírita Bageense - Caminho da Luz e grande amigo deste "blogueiro".

                Bons estudos!

O BOM ESPÍRITA

            Cada vez aumenta mais o numero de espíritas no Brasil e no mundo. Novos adeptos dessa doutrina que só tem a acrescentar no progresso moral e intelectual de cada um. Porém quanto mais avançamos nos estudos e na prática, nos deparamos com a seguinte dúvida o que fazer para ser um bom espírita?
            Kardec responde que reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.[1]
            Para nos tornarmos bons espíritas devemos praticar a lei da justiça, do amor e da caridade. Estas leis são nada mais, que a lei de Deus, que estão gravadas em nossa própria consciência. Interroguemos nossa consciência após alguma ação ou decisão e teremos a resposta se ferimos ou não esta lei.
            O espírita deve colocar os bens espirituais acima dos bens temporais, ver a riqueza e o poder como um depósito que deve fazer bom uso, porque da mesma maneira que lhe foi dado por Deus, pode ser retirado a qualquer instante.
            Se hoje tens um cargo de chefia, que te põe a frente de outras pessoas, aproveita este momento para elevar-lhes o moral, e não para esmagar-lhes com teu orgulho.[2] Trata-os com benevolência, sem distinção de raças e crenças, porque todos somos irmãos. 
            Sê indulgente com a fraqueza alheia, tendo em mente as palavras de Jesus: "Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.”.
            O Espiritismo se bem compreendido e, sobretudo, se bem sentido leva o homem ao seu aperfeiçoamento moral. Não existe uma regra, um mandamento que se seguido passo a passo, nos levará a perfeição. Cabe a nós mesmos procurar o caminho reto, mantendo sempre um equilíbrio em nossas ações, na prática do bem.
            A lei da justiça, do amor e da caridade parece simples, porém difícil de ser praticada, dificuldade esta, que encontramos em nossas paixões e vícios que adquirimos nesta vida ou em outras caminhadas.
            Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem...Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial.[3]
            Procuremos então a perfeição, mesmo sabendo que somente Deus possui a perfeição infinita, mas tentemos nos aproximar ao máximo desta essência. Jesus com estas palavras mostra que a essência da perfeição é a caridade na sua mais ampla acepção, porque implica a prática de todas as outras virtudes.
            Praticar o bem e procurar conhecer-se cada vez mais, seguindo sempre a lei de Deus, desta maneira nos tornaremos cada vez mais homens de bem e, por conseguinte bons espíritas. 


Gianni Salvini
Colaborador da União Espírita Bageense
sgtsalvini@hotmail.com


[1]  KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo. 112º edição. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira. 1996.
[2] KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. 76º edição. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira. 1995.
 [3] Evangelho de Mateus cap. V, VV. 44-48.