sexta-feira, 28 de abril de 2017

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA*

União Espírita Bageense - Caminho da Luz
No dia de ontem encerrou a Semana Nacional de Valorização da Pessoa com Deficiência. Entidades como o Caminho da Luz, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Associação Bageense dos Deficientes Físicos proporcionaram diversas atividades em suas sedes e algumas em conjunto.
            
Atualmente a pessoa com deficiência tem estado no centro de diversas discussões, encontros, seminários e simpósios, no entanto, nem sempre foi assim.
            
Podemos falar em acolhimento da pessoa com deficiência após o advento do Cristianismo, especialmente, em torno da figura amorável do Mestre Jesus que exemplificou o amor de forma ampla e irrestrita.
            
Nessa linha, o Espiritismo, com uma visão integral do Espírito, ou seja, focado na preexistência da alma e sua imortalidade, oferece o entendimento necessário para que possamos adquirir o entendimento necessário que terá como conseqüência única o acolhimento com amor.
            
Na obra “O Que é o Espiritismo”, Allan Kardec indaga da plêiade de Espíritos Superiores o seguinte: “- Por que há pessoas que nascem cegas, surdas, mudas ou afetadas por doenças incuráveis, enquanto outras têm todas as vantagens físicas? É o efeito do acaso ou da Providência?” – obtendo a seguinte resposta: “- Se é o efeito do acaso, não há Providência; se é o efeito da Providência, pergunta-se, onde está sua bondade e sua justiça? Ora, é por não entender a causa desses males que muitas pessoas são levadas a acusar Deus. (...) Admitindo-se a justiça de Deus, deve-se admitir que este efeito tem uma causa; se essa causa não pertence à vida presente, deve ser de antes dessa vida, visto que em todas as coisas a causa deve preceder o efeito; para isso faz-se, pois, necessário que a alma haja vivido e merecido uma expiação”.
            
Na mesma obra, Allan Kardec pergunta: “Por que há idiotas e cretinos?” (doenças de ordem mental), obtendo como resposta. “A posição dos idiotas e dos cretinos seria a menos conciliável com a justiça de Deus, na hipótese da unicidade da existência. Por miserável que seja a condição na qual um homem nasceu, ele pode dela sair pela inteligência e pelo trabalho; mas o idiota e o cretino são votados, desde o nascimento até a à morte, ao embrutecimento e ao desprezo; não há para eles nenhuma compensação possível. Por que, pois, sua alma teria sido criada idiota? Os estudos espíritas, feitos sobre os cretinos e os idiotas, provam que sua alma é tão inteligente quanto a dos outros homens; que essa enfermidade é uma expiação infligida aos Espíritos por terem abusado da sua inteligência, e que sofrem cruelmente em se sentirem aprisionados nos laços que não podem quebrar, e nos desprezo do qual se vêem objeto, quando, talvez, tenham sido incensados na sua existência precedente. (Revista Espírita, 1860, pag. 173: O Espírito de um idiota – idem, 1861, p. 311: Os cretinos)”.
            
A União Espírita Bageense – Caminho da Luz teve a satisfação de receber a todos aqueles que compareceram para conhecer suas atividades ao longo da semana e convida para que possam estar cada vez mais unidos às dificuldades daqueles que reencarnaram com alguma deficiência.
            
“Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino”. Mário Quintana
           
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Publicado no Jornal Minuano, em Bagé/RS, em agosto de 2015.