terça-feira, 19 de julho de 2016

OS ESPÍRITOS PODEM AGIR SOBRE A MATÉRIA*

Dias atrás dissemos aqui que os sinais, um dos modos de comunicação espírita, consistem no movimento significativo de certos objetos com ruídos ou golpes desferidos.
            
A este modo de comunicação espírita, referiu-se Allan Kardec, quando indagou da plêiade de Espíritos que coordenaram a codificação do Espiritismo, “como os Espíritos podem agir sobre a matéria? Sendo que parece contrário a todas as idéias que fazemos da natureza dos Espíritos”.
            
A resposta dos Espíritos benfeitores veio no seguinte sentido: “Segundo vós, o Espírito nada é; e isso é um erro. Já vos dissemos que o Espírito é alguma coisa, daí porque pode agir por si mesmo. Vosso mundo, porém, é muito grosseiro para que ele possa fazê-lo sem um intermediário, isto é, sem o laço que une o Espírito à matéria”.
            
É importante ressaltar que, para a Doutrina Espírita, o laço que une o Espírito à matéria é chamado de “perispírito”, uma espécie de corpo espiritual, sendo, por isso, imaterial.
            
Por isso, Allan Kardec observa que “sendo imaterial o laço que une o Espírito à matéria ou, pelo menos, impalpável, essa resposta não resolveria a questão se não tivéssemos o exemplo de forças igualmente imponderáveis agindo sobre a matéria”.
            
É certo que o pensamento, por exemplo, é a primeira causa de todos os nossos movimentos voluntários; a eletricidade, da mesma forma, derruba, levanta e transporta massas inertes. Enfim, nas palavras do próprio Kardec, “do fato de não se conhecer o motor, seria ilógico concluir que ele não existe”.
            
Com isso, podemos concluir que o Espírito pode ter alavancas que nos são ocultas aos sentidos. Nos fenômenos espíritas a causa imediata é um agente físico, mas a causa primeira é uma inteligência que age sobre esse mesmo agente, como o nosso pensamento age sobre nossos membros.

(Referências: Allan Kardec. Revista Espírita. Janeiro de 1858. FEB Editora. p. 34).

           
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano que circulou no dia 30 de maio de 2015.