sexta-feira, 25 de abril de 2014

O DEVER*

Indistintamente o dever está sempre a chamar. Quem já não ouviu aquela famosa expressão: “o dever me chama”?
            
No dicionário da língua portuguesa o vocábulo dever significa “obrigação moral”.
            
O dever não está necessariamente ligado ao que as profissões impõem. Para o Espírito Lázaro, por exemplo, na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, “o dever é uma obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros”.
            
É muito sábia a afirmação do Espírito benevolente à medida que ele insere a obrigação moral do dever primeiramente em si. Isso porque, o dever íntimo de cada um está entregue ao próprio livre-arbítrio. Em outras palavras, a vitória sobre o dever não tem testemunhas e as derrotas estão libertas de qualquer repressão.
            
Lázaro diz mais, para ele “o dever é o resumo prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações”.
            
O dever, por assim dizer, eleva a alma conferindo vigor ao seu desenvolvimento.
            
No entanto, muitas vezes ele contraria as atrações do interesse e do coração, o que torna dificílimo o seu cumprimento. E aí se assenta outro ponto importante: onde começa o dever?
            
O dever se inicia exatamente no ponto em que ameaçamos a felicidade ou a tranquilidade do próximo. Então o dever que tem como primeira obrigação conosco, sem pestanejar transpõe esta etapa e alcança a mera ameaça à tranquilidade do nosso próximo.
            
“O homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo” (Lázaro, Paris, 1863).

            
É importante que reflitamos sobre o dever e suas implicações para nos aproximarmos do nosso Criador e, assim, refletir a beleza de sua obra que é eterna e perfeita.

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna veiculada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2014 e que também pode ser acompanhada pelo link http://www.jornalminuano.com.br.