sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A PAZ DE NELSON MANDELA*


“Tende paz entre vós.” – Paulo (I Tessalonicenses, 5:13)
            
Na última quinta-feira, mais precisamente em 05 de dezembro, desencarnou um dos maiores líderes pacificadores da sociedade terrena moderna: Nelson Mandela.
            
Nelson Mandela foi advogado, presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993.
            
Até 2009, havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade, como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual, em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o “Dia Internacional Nelson Mandela”, no dia de seu nascimento (18 de julho), como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
            
Ele foi o mais poderoso símbolo de resistência não-violenta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948. No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, “um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo”.
            
Na semana do passamento deste líder pacifista não podíamos deixar de tecer algumas reflexões sobre a paz. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo consta-nos que “o dever é obrigação moral, diante de si mesmo primeiro e dos outros em seguida”. Dessa forma, o caminho da paz deve ser cumprido diante de nós mesmos, em primeiro lugar, diante da nossa família, do nosso trabalho e, posteriormente, do mundo.
            
O médium Francisco Cândido Xavier por diversas vezes manifestou-se sobre a paz e ele dizia com clareza: “a paz em nós não resulta de circunstâncias externas e, sim, da nossa tranqüilidade de consciência no dever cumprido”. No entanto, o Espírito Amigo Emmanuel alerta: “Há muita gente que busca a paz; raras pessoas, porém, tentam segui-la”.           
            
Nesse sentido, foi colocada na página oficial de Nelson Mandela no site de relacionamentos “facebook.com” uma mensagem de sua autoria de 1996, quando disse: “A morte é inevitável. Quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país, pode descansar em paz. Acredito ter feito esse esforço, e é por isso, então, que dormirei pela eternidade”.
            
Que realmente este líder missionário que lutou sem armas contra todo um regime segregacionista racista inspire-nos a alimentar-nos da paz. Que possamos cumprir com os nossos deveres com os outros e com nós mesmos, auxiliando para que o nosso Planeta seja um mundo de bem-aventuranças no entorno da paz de Jesus Cristo.
            
“Usemos para com os outros o alimento da paz, porque, estendendo paz aos outros, asseguramos paz a nós mesmos. E, com a paz, conseguiremos possuir espaço e tempo terrestres, em dimensões maiores, para que aprendamos e possamos, realmente, servir”. (Espírito Hilário Silva. Médium Chico Xavier. O Espírito da Verdade. Editora FEB. p. 62)  

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano que circulou em Bagé/RS e região entre os dias 07 e 08 de dezembro de 2013.