quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CRIACIONISMO OU EVOLUCIONISMO?

Charles Darwin -estudioso da evolução das espécies

Desde o último mês circula um vídeo na internet que diz respeito a uma pesquisa de campo realizada por um repórter onde ele indaga da comunidade científica nos Estados Unidos, entre os cientistas na sua maioria biólogos e químicos, se eles poderiam provar a veracidade da teoria de evolução das espécies, consagrada por Charles Darwin, utilizando os métodos científicos da atualidade. 

            
Restou claro na investigação efetuada pelo repórter que a comunidade científica não consegue, ainda, utilizando o próprio método, fechar a questão sobre o momento exato em que uma espécie evolui e deixa de fazer parte daquela espécie original, ou seja, quando um peixe deixa de ser peixe e torna-se um mamífero, por exemplo.
            
É lógico que o intento do repórter, com isso, é atestar a veracidade da teoria criacionista que nada mais é do que uma crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural, Deus, segundo a enciclopédia livre e virtual “Wikipedia”.
            
As questões colocadas pelas teorias evolucionista e criacionista também foram objeto de estudo de Allan Kardec. E suas dúvidas foram levadas aos Espíritos, o que pode ser acompanhado na obra O Livro dos Espíritos.
            
Kardec explica na questão 37 de O Livro dos Espíritos que “diz-nos a razão não ser possível que o Universo se tenha feito a si mesmo e que, não podendo também ser obra do acaso, há de ser obra de Deus”. Nessa linha, os Espíritos relatam nas questões seguintes, 43 e 44, que “no começo tudo era caos, os elementos estavam em confusão. Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar. Apareceram então os seres vivos apropriados ao estado do globo, pois a Terra lhes continha os germens que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. (...) Os germens estavam em estado latente”.
            
Mas de onde vieram tais germens? Segundo a mesma plêiade de Espíritos Iluminados, respondendo a questão 45, eles achavam-se em estado de fluido no Espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, à espera da criação da Terra para começarem existência nova em novo globo. Deve ser ressalvado que as respostas dadas pelos Espíritos já datam de mais de um século e meio!
            
Entretanto, não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar esses segredos da Natureza? Recordando o nosso repórter investigativo citado logo no início, será que não conseguiremos o intento de comprovar, através dos métodos atuais, como se deu a origem das espécies? Novamente, os benfeitores espirituais nos dizem que a ciência nos foi dada para o nosso adiantamento em todas as coisas, porém, não podemos ultrapassar os limites estabelecidos pelo Criador (Questão 19 de O Livro dos Espíritos).
            
Bem disse o Codificador Lionês, Allan Kardec, quando garantiu que “quanto mais consegue o homem penetrar nesses mistérios, tanto maior admiração lhe devem causar o poder e a sabedoria do Criador. Entretanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o faz joguete da ilusão. Ele amontoa sistemas sobre sistemas e cada dia que passa lhe mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho”.

            José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2013.