quinta-feira, 8 de agosto de 2013

COMO VOCÊ QUISER*


Muitos já disseram que o mundo é como um espelho e acaba devolvendo a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e ações. E tal assertiva não está incorreta, bem ao contrário, encontra sua veracidade na lei geral que rege o Universo.

Podemos agir como bem quisermos, afinal, somos criaturas que recebemos uma das maiores prerrogativas da criação: o livre arbítrio.
            
É-nos facultada tanto a lamentação como a boa vontade. No âmbito desse dilema, temos a escolha de viver todos os dias de nossa vida dizendo que a casa onde residimos é uma trama de sofrimento pela incompreensão dos familiares que nos ignoram os ideais, contudo, dessa forma, esqueceremos que servindo com paciência e bondade, ajudando a cada um sem reclamar retribuição, embora pouco a pouco, passarão todos eles a conhecer os nossos princípios, através de nossos próprios atos, onde o nosso lar se converterá em ninho de bênçãos inigualáveis.       
            
De igual forma, podemos dizer que a ingratidão está presente em nosso campo de trabalho, o tornando um local de suplício a que somos obrigados a nos dirigir diariamente. Por outro lado, assim agindo, olvidaremos que nos consagrando ao próprio dever, com humildade e tolerância, observaremos que o nosso exemplo granjeará o respeito e o carinho dos outros, transformando-nos a tarefa em manancial de alegria.
            
Também, é extremamente fácil dizer que não temos mais fé, ante aqueles que ensinam a virtude sem praticá-la; no entanto, se quisermos, cumpriremos com tanto devotamento as nossas próprias obrigações, que a fé brilhará em nosso coração, por fonte de júbilo intransferível.
            
Não devemos nos queixar em situação alguma, dado que, obrigatoriamente, colheremos aquilo que plantarmos.
            
Nas palavras de Allan Kardec “pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi força para resistirdes ao mal e as terei; pedi a assistências dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão (...); mas, pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 25, item 05, FEB Editora)
            
O Espírito André Luiz, através da mediunidade de Chico Xavier, lembra-nos que “a vida e o tempo são concessões de Deus diretamente a você, e, acima de qualquer angústia ou provação, a vida e o tempo responderão a você com a bênção ou com a experiência da sombra, como você quiser”. (O Espírito de Verdade, cap. 95, FEB Editora)
              
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, na edição que circulou entre os dias 03 e 04 de agosto de 2013.