segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A NOBRE TAREFA DE SER PAI*


Em épocas como a que vivemos é muito importante que as sementes luminosas do Consolador Prometido, do Evangelho redivivo pelo Espiritismo, cheguem aos corações humanos onde quer que eles estejam.
            
Assim, com vistas ao compromisso assumido de divulgar o Espiritismo atingimos a quinquagésima coluna veiculada por este respeitável periódico na edição de hoje.
            
E coube a ela chegar até os leitores neste dia que é dedicado aos pais.
            
Que tarefa enobrecedora e, ao mesmo tempo, desafiante essa de ser pai no seio da Terra.
            
Certo é que quando o Espírito retoma a jornada terrena reencarnando, depara-se com inúmeros desafios, e os primeiros irmãos que, sendo merecedor, ele enxerga, são os pais.
            
O compromisso com a paternidade, assim como o da maternidade, é assumido muito antes de estarmos na Terra. Comprometemos-nos com a educação destes irmãos reencarnantes com as bases fincadas no amor. E se assim não se sucede, restarão apenas os débitos que mais cedo ou mais tarde advirão com os seus devidos juros.
            
É importante referir que a tarefa de educar deve estar calcada na cooperação mútua, entre professor e aluno.
            
Uma disciplina excessiva será caminho de violência.
            
Uma curiosidade construtiva auxiliará no aprendizado, no entanto, uma indagação ociosa, gerará uma dúvida enfermiça.
            
O egoísmo é gerador de temor e insegurança, em contrapartida, o evangelho no coração é fonte de coragem na consciência.
            
A educação real não recompensa e nem castiga, porque a lição inicial do instrutor envolve em si mesma a responsabilidade pessoal do aprendiz.
            
Os desvios da infância e da juventude refletem os desvios da madureza, assim como o aproveitamento do estudante, reflete a eficiência do mestre.
            
Como já dito, paternidade e maternidade são magistérios sublimes. O lar é a primeira escola. Os pais são os primeiros professores. O primeiro dia de vida é o primeiro dia de aula do filho.
            
Nessa seara, vale o alerta do Espírito André Luiz: “Pais e educadores! Se o lar deve entrosar-se com a escola, o culto do Evangelho em casa deve unir-se à matéria lecionada em classe, na iluminação da mente em trânsito para as esferas superiores da vida”.

Enfim, que Deus abençoe esse diário por manter este espaço dedicado aos apostolados espíritas, assim como a todos os pais que estejam exercendo a nobre tarefa de educar sobre a Terra ou na Pátria Espiritual, no dia de hoje, por todos os dias da eternidade.
             
José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense

Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna de nº 50 publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé, que circulou entre os dias 10 e 11 de agosto de 2013.