segunda-feira, 20 de maio de 2013

A RIQUEZA COMO ELEMENTO DE PROGRESSO*

Bill Gates - Cofundador da Microsoft

Sendo a riqueza o meio primordial de execução, sem ela não mais grandes trabalhos, nem atividade, nem estimulante, nem pesquisas. Com razão, pois, é a riqueza considerada elemento de progresso”. (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 16, item 07)
            
A imprensa mundial veiculou nessa semana que o cofundador da Microsoft, Bill Gates, de 57 anos, retomou o título de homem mais rico do mundo. Com uma fortuna estimada em US$ 72,7 bilhões, Gates reassumiu o posto na última quinta-feira impulsionado pelo avanço nas ações da empresa.
            
A riqueza é uma prova muito arriscada, pelas tentações que gera e pela fascinação que exerce. É bem mais perigosa que a miséria, por exemplo.          

Nas palavras de Allan Kardec a riqueza “é o supremo excitante do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. É o laço mais forte que prende o homem à Terra e lhe desvia do céu os pensamentos”.
            
No entanto, isso não significa que ela não possa tornar-se um meio de salvação para o que dela sabe servir-se.
            
Quando Jesus disse a um moço que lhe procurava “desfaze-te de todos os teus bens e segue-me” (Lucas18:18), não pretendeu, com isso, que todos devem despojar-se do que possuem e que somente irão salvar-se a esse preço.
            
O que o Mestre Nazareno quis propor é que não importa se somos perfeitamente honestos na opinião do mundo, não importa se não causemos danos a ninguém e guardamos todos os seus mandamentos, se não tivermos a verdadeira caridade. Jesus aplicou com maestria o princípio: “Fora da caridade na há salvação”.
            
Mesmo que a riqueza seja causa de muitos males, de provocar tantos crimes, a culpa não deve recair sobre ela, mas ao homem, que dela abusa. Cabe a ele saber empregá-la com vistas ao bem, porque ainda que não seja elemento direto de progresso moral, trata-se de grande elemento de progresso intelectual, eis que estimula a pesquisa, as grandes obras e as atividades de maior vulto.
            
Bill Gates, citado no preâmbulo dessa coluna, contribuiu inegavelmente para o progresso da humanidade, à medida que mudou os rumos da comunicação mundial com o advento da microinformática. Cumpriu, com êxito, uma das missões do homem: trabalhar pela melhoria material do planeta.
            
As atividades que esses trabalhos impõem ao homem, como a inegável contribuição de Bill Gates, lhe amplia e desenvolve a inteligência, e essa inteligência que ele concentra, primeiro, na satisfação das necessidades materiais, o ajudará mais tarde a compreender as grandes verdades morais.

Coloca tuas riquezas sobre uma base que nunca lhes faltará e que te trará grandes lucros: a das boas obras. A riqueza da inteligência deves utilizá-la como a do ouro. Derrama em torno de ti os tesouros da instrução; derrama sobre teus irmãos os tesouros do teu amor e eles frutificarão”. (Cheverus. Bordeux, 1861. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 16, item 11)

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano que circulou entre os dias 18 e 19 de maio de 2013 e que também pode ser acompanhada pelo link http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=87531&data=18/05/2013&ok=1.