segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PRÓ OU CONTRA*


Quando observamos as maiores decisões que são tomadas em nosso País, Estado ou Município, no âmbito dos três poderes, Executivo, Legislativo ou Judiciário, constatamos que não existe a possibilidade do indivíduo deixar de se posicionar entre o bem e o mal, entre o probo e o ímprobo.
            
Acompanhando a decisão dos embargos que pleiteiam um novo julgamento dos indivíduos rotulados popularmente de “mensaleiros”, resta bastante claro, através dos votos dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, qual deles se posicionou ao lado do bem, do correto, e qual deles se posicionou antonimamente.
            
Jesus Cristo, segundo o Apóstolo Lucas (11:23), incisivamente proferiu as seguintes palavras: “Quem não é comigo é contra mim”.
            
Dessa forma, resta cristalino que entre o bem e o mal não existe neutralidade. Não há miscibilidade ou transição entre a verdade e a mentira. Ou o indivíduo se esconde nas sombras ou se revela na luz.
            
Inclusive, segundo o Espírito Emmanuel, na obra O Espírito da Verdade, “quem não edifica o bem, só por essa omissão já está forjando o mal, em forma de negligência. Quem foge à realidade cairá inevitavelmente no engano de consequências imprevisíveis”.
            
No entanto, por vivermos em uma coletividade, faz-se mister que consideremos cada posição individualmente, para não cometermos o desatino de encarcerarmos a própria conduta em opiniões inamovíveis.
            
Diante disso, surge como necessidade mais urgente para nossas almas o culto incessante à caridade pura, sem qualquer condição. Quem estiver dissociado dessa realidade, afasta-se frontalmente do apostolado do Rabi.
            
O Espírito Emmanuel aconselha-nos que “para assegurar-nos a firme atitude na senda reta, trazemos dentro de nós a consciência, à feição de porta-voz do roteiro exato. Nos mínimos sucessos de cada dia, define-te, pois, com clareza, para que te não abandones à neblina dos vales de indecisão”.

            
Enfim, ou estacionamos no mal ou ascendemos ao bem. Com Jesus ou distante dele. O que significa que estaremos ao lado do Cristo, desprezando as supostas facilidades que nos são oferecidas agora, mas que gerarão, mais tarde, dificuldades reais, ou abraçando, desde já, a cruz do caminho, que, amanhã, conferir-nos-á a verdadeira luz.

José Artur M. Maruri dos Santos
Colaborador da União Espírita Bageense
Comente: josearturmaruri@hotmail.com

*Coluna publicada pelo Jornal Minuano, em Bagé/RS, que circulou entre os dias 14 e 15 de setembro de 2013.